10 de jul. de 2015

Dia 68: A Rainha do Castelo de Ar(16 de maio)

Com A Rainha do Castelo de Ar (The Girl Who Kicked the Hornet's Nest - extended version), eu cheguei ao final das adaptações suecas para a trilogia Millennium, finalmente. 

O filme tem um ritmo diferente dos demais - eu assisti ao segundo há apenas alguns dias. Essa terceira parte apresenta menos ação, mais suspense, intrigas mais complexas e segredos a serem revelados (eu continuei o ataque às minhas próprias unhas aqui). Novamente se transcende o âmbito pessoal para uma esfera mais pública, e a história de Lisbeth não é somente a respeito de uma garota acusada injustamente. 

Gosto muito da dinâmica entre Lisbeth e Mikael - eles mantém uma forte conecção mesmo à distância. E nesse filme eu mudei uma opinião sobre uma questão que geralmente me incomoda muito ao ler um livro: como personagens são capazes de identificar as expressões uns dos outros com uma precisão cirúrgica. Frases como: "ele tinha um olhar dolorido, mas que desapareceu imediatamente" chegam a me irritar. Vai entender. Claro que é possível identificar os sentimentos dos outros por suas expressões, mas eu penso que nos livros essa capacidade chega quase a um super poder. No entanto, em uma das últimas cenas, a incrível atuação de Noomi Rapace como Lisbeth provou que eu posso estar errada mais uma vez. E eu fiquei de fato feliz com isso :)

Sempre que eu vejo os filmes da trilogia Millenium, eu penso em ler os livros, apenas para mudar de opinião logo a seguir. Talvez daqui a alguns anos eu chegue aos livros, depois de os filmes desvanecerem um pouco da minha memória (o que não será difícil). A história têm tantas nuances, e apesar de haver dito antes que os filmes, de tão bons, seriam suficientes para mim, permanece em mim a impressão de que há muito mais à minha espera nos livros de Stieg Larssons

http://onemovieadaywithamelie.blogspot.com/2015/05/day-sixty-eight-girl-who-kicked-hornets.html

A Rainha do Castelo de Ar  (Luftslottet som Sprängdes). Dirigido por 
Daniel Alfredson. Com: Noomi Rapace, Michael Nyqvist, Lena Endre.

Roteiro: Ulf Rydberg a partir do livro de Stieg Larsson. Suécia/Dinamarca/

Aleananha, 2009, 189 min., Dolby Digital, Color (DVD).
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário