13 de jul. de 2015

Dia 96: Um Brinde à Amizade (13 de junho)

Meu amigo Joe, que tem dado um incrível apoio a este blog e que é um cineasta promissor, indicou-me esse filme, pedindo para que eu evitasse ler algo a respeito antes de assistir a ele. 

Eu coloquei Um Brinde à Amizade (Drinking Buddies) no DVD, então, suspeitando de já ter visto partes dessa produção na TV a cabo. E havia mesmo. Eu conhecia duas cenas, mas além disso, não tinha nenhuma outra referência dos personagens ou da história em si.  

Eu acabei de deligar o DVD, e estava curiosa para ler a respeito no imdb.com. A sessão trivia descreve como o filme foi filmado inteiramente por improvisos. Esse fato esclarece muito sobre a naturalidade transmitidas pelos personagens. As boas atuações são outro elemento a favor. O elenco tinha apenas o delineamento de cada personagem e da história, e fez um ótimo trabalho ao desenvolver essa narrativa melancólica sobre amor, amizade e o quão difícil e confusa a vida e os relacionamentos podem ser. 

O processo de produção desse filme deve ter sido genial. Improviso é um método que eu considero com admiração e cautela. Eu li uma tese a respeito de como John Cassavetes escolheu trabalhar sobretudo com um roteiro apenas delineado, filmando prioritariamente com improvisos, com resultados incríveis. Trata-se de um laboratório de como fazer cinema, uma tentativa ousada e que pode chegar ao espectador das mais surpreendentes formas. 

Em Drinking Buddies, a impressão era de proximidade com a história e os personagens, a tal ponto que eu senti que os conhecia há muito tempo. A Kate de Olivia Wilde me pareceu muito familiar, e eu de fato acharia difícil ser sua amiga, apesar de admirar quem consegue ser tão desconectado de aspectos práticos do cotidiano. Acho que a vida deve ser mais fácil assim, mesmo que um pouco mais bagunçada. 

Um pensamento de última hora: o cenário principal do filme é uma cervejaria, e eu realente fiquei verde de inveja daqueles meus velhos novos amigos, que tinham acesso a vários tipos de cerveja no seu ambiente de trabalho. Eu sugiro, aliás, uma boa pale ale como companhia para assistir a esse filme :) 

http://onemovieadaywithamelie.blogspot.com/2015/06/day-ninety-six-drinking-buddies-june-13.html

Um Drinke à Amizade (Drinking Buddies)Dirigido e escrito por Joe Swanberg
 (que faz uma breve participação).  Com: Olivia Wilde, Jake Johnson, Anna 
Kendrick, Ron Linvingston. EUA, 2013, 90 min., Color (DVD).

PS: Sense8, dos Wackowski, parece ser incrivelmente boa. Hoje assisti ao primeiro episódio dessa nova série da Netflix.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário