12 de set. de 2015

Dia 139: Matar ou Morrer (26 de julho)

Foi apenas depois de assistir a Matar ou Morrer (High Noon), uma produção de 1952 dirigida por Fred Zinnemann, que soube como esse filme foi uma reação à boicote estabelecido em Hollywood na época do General McArthur. Mesmo sem esse conhecimento prévio, foi possível identificar nele alguns aspectos que criticavam como uma comunidade e seus habitantes podem ser covardes e acomodados.  

O filme tem a duração de 85 min., referentes a um tempo de narrativa um pouco maior. Durante nossa hora e meia em Hedleyville, acompanhamos a luta de um homem por fazer o que considera correto, apesar de tudo estar contra ele, incluindo as pessoas que no início do filme o elogiavam como um excelente xerife. Mas pessoas conseguem escolher ficar em cima do muro com maestria, e não é uma surpresa que o Kane de Cary Cooper tenha de lidar com uma ameaça comunal sozinho. Sua angústia e decepção se tornam nossas também, e com ele nós seguimos em sua procura por ajuda. 

Os personagens secundários são excelentes, sendo essenciais para a história. A Helen de Katy Jurado e a Amy de Grace Kelly, cada uma na sua maneira própria, são mulheres fortíssimas num mundo essencialmente masculino. Num tempo consideravelmente curto, podemos compreender não apenas a dinâmica que movimenta essa pequena vila no oeste norte-americano, mas o nosso próprio presente. Impressiona o quanto esse filme ainda é relevante, e assim seguimos por essa narrativa em preto em branco com muitas e muitas referências atuais em mente. 

trivia no imdb.com está repleta de fatos interessantes e de referências, além de boas fofocas :)

Ao final, eu me vi bastante impressionada com esse filme, mesmo que eu já esperasse que ele fosse extraordinário. É de fato excelente, com uma boa história sendo contada por meio de vários detalhes sutis, atuações sólidas e uma cuidadosa fotografia, além de ser um western, o que por si só já é bem legal.  

http://onemovieadaywithamelie.blogspot.com.br/2015/07/day-139-high-noon-july-26.html




Matar ou Morrer (High Noon)Dirigido por Fred Zinnemann. Com: Gary 
Cooper, Grace Kelly, Katy Jurado. Roteiro: Carl Foreman a partir da 
história The Tin Starby de John W. Cunningham. EUA, 1952, 85 min.,
 Mono, Black and White (DVD). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário